Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




Partilhe esta Página

NOTICÍAS



Total de visitas: 10683
MITOS E VERDADES SOBRE A VELHICE
MITOS E VERDADES SOBRE A VELHICE

 


 

Mito: A velhice começa aos 60 anos: Verdade: Para fins de proteção, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a velhice se inicia aos 60 anos nos países em desenvolvimento (a idade sobe para 65 nos desenvolvidos). É sabido, no entanto, que a velhice NÃO começa em uma idade cronológica, nem ocorre de forma igual para todas as pessoas.

 

Mito: O velho não produz. Verdade: Não é só o jovem que produz e consome, o idoso pode exercer atividades produtivas e, se tiver recursos, também vai consumir.

 

Mito: A velhice é uma etapa totalmente negativa. Verdade: A maioria dos idosos não tem limitações, nem sua vida é negativa e dependente. O importante numa sociedade democrática e pluralista é respeitar a condição do idoso, sua experiência e conhecimento de vida, em equilíbrio com a capacidade de inovação, iniciativa e vitalidade do jovem.

 

Mito: A velhice é feia. Verdade: A beleza, no entanto, assim como a velhice, é um conceito efêmero que muda de geração para geração.

 

Mito: Velhice é doença. Verdade: Há muitos meios de prevenir doenças e preservar a saúde física e mental. O envelhecimento com qualidade depende da prevenção, cuidados e hábitos saudáveis cultivados desde os primeiros anos de vida.

 

Mito: O envelhecimento acarreta perda da memória. Verdade: Os efeitos do envelhecimento sobre a memória não são inevitáveis nem irreversíveis.

 

Mito: O velho é ranzinza. Verdade: A pessoa que possui características como teimosia, rigidez, mau humor e é considerada ranzinza pode ter acentuadas essas características na velhice.

 

Mito: Idoso só gosta de bingo e baile. Verdade: O baile traz a possibilidade de relembrar e reviver momentos prazerosos, desenvolver a sociabilidade, as habilidades e talentos, promover a atividade física por meio da dança, estimular a sensualidade, desenvolver o gosto pela música e soltar a imaginação e a fantasia. Essa atividade não se restringe apenas aos idosos, ela tem efeitos positivos em qualquer faixa etária. O bingo pode ser um excelente espaço de sociabilidade, quando promovido com o objetivo de diversão e integração comunitária.

 

Mito: O envelhecimento traz impotência sexual. Verdade: O corpo muda, mas a sexualidade continua. A sensibilidade fica, inclusive, mais refinada e mais bela com o passar dos anos.